25 Jun 2026 - 12h33
A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente (SEMAR), por meio do Departamento de Meio Ambiente e da Divisão de Educação Ambiental, concluiu no último dia 18 de junho a Jornada Ecológica, ação realizada em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, e à Campanha Junho Verde.
O projeto foi desenvolvido entre os dias 27 de maio e 18 de junho e envolveu estudantes do 9º ano da rede municipal de ensino. A proposta foi promover a conscientização ambiental de forma participativa, aproximando os alunos de temas importantes para a preservação do meio ambiente.
Durante as atividades, os estudantes participaram de exposições dialogadas, dinâmicas e trabalhos em grupo. O tema central foi o aquecimento global, abordado de maneira contextualizada à realidade de cada comunidade escolar.
Nas escolas da zona urbana, as discussões tiveram como foco a arborização da cidade e a importância das árvores para a qualidade de vida da população. Já nas escolas da zona rural, os alunos aprenderam mais sobre a Caatinga, bioma característico da região e essencial para a conservação ambiental. Em ambos os casos, foi destacado o papel das árvores na absorção de carbono e na redução dos impactos das mudanças climáticas.
A Jornada Ecológica foi baseada na metodologia do educador Paulo Freire, valorizando o diálogo, a troca de experiências e a construção coletiva do conhecimento, incentivando os estudantes a refletirem sobre os desafios ambientais e seu papel na preservação dos recursos naturais.
As ações fizeram parte da Campanha Junho Verde, criada para ampliar a conscientização da população sobre a importância da conservação dos ecossistemas, do combate à poluição e da proteção dos recursos naturais para as atuais e futuras gerações.