Clique aqui para cadastrar-se no Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior – PAEES.

IV Semana do Bebê promove palestra com os profissionais da educação infantil das escolas públicas e privadas

No sábado, dia 03 de junho, na Sala de Treinamento da Prefeitura, foi realizada uma palestra com os professores da educação infantil das escolas públicas e privadas do município. A palestra foi ministrada pela Psicopedagoga Iris Maltez, da Editora Ática, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto InterCement. A atividade fez parte do cronograma da IV Edição da Semana do Bebê.

O tema da palestra foi “Desenvolvimento Cognitivo: Produção de Sinapses na Educação Infantil”. Durante a exposição, foram apresentadas as etapas do desenvolvimento da criança e as áreas neuronais que são atingidas, oferecendo pistas na escolha dos encaminhamentos a serem trabalhados para ajudar o indivíduo a avançar. O tema evidenciou que o cuidado com o ambiente em que a criança vai se desenvolver é essencial, pois os fatores irão influenciar na sua formação. O espaço precisa ser acolhedor para que a criança possa ter segurança na exploração e experimentação de novas vivências, oportunizando situações de aprendizados em que a criança adquira sentimentos e gestos de cooperação, solidariedade e empatia, uma vez que o aprendizado na primeira infância será levado para a vida adulta. Sobretudo, a criança precisa ser amada e compreendida para fazer o maior número possível de conexões neurológicas nas áreas afetivas e assim crescer humanizada e feliz.

Participaram do evento todos os professores da educação infantil (creche e pré-escolar) da rede municipal e os professores da Escola Monteiro Lobato, totalizando 80 profissionais.

Veja abaixo mais fotos registradas durante a palestra.

   Compartilhar no Facebook    Compartilhar no Whatsapp