Saúde: Por que nem sempre ir ao hospital é a primeira atitude que devemos tomar?

Ao longo dos anos, a nível nacional, criou-se um costume que ao sinal de qualquer sintoma de mal estar em nosso corpo, a primeira atitude é ir ao hospital. O SUS – sistema único de saúde é composto de várias unidades de atendimento, bem divididas para receber a população de forma eficiente.

O que não deve ser feito pelas pessoas é a procura pelo hospital ao sentirem sintomas como gripe comum, dor nas costas, dor de cabeça ou garganta, busca por encaminhamento para  ginecologia, por exemplo, pois esses tipos de atendimentos são realizados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) em horário comercial.

O hospital/pronto-socorro deve estar livre para receber casos de urgência e emergência, como pessoas que sofreram acidentes de trânsito, pessoas enfartando, e todos os outros casos de necessidade imediata de cuidado, procedimentos e medicação, sendo que, ao estarem ocupados com pessoas em situações não graves, os profissionais do pronto-socorro não conseguem dar um atendimento de qualidade e rápido aos pacientes realmente necessitados, o que atrapalha o bom funcionamento em todos os sentidos.

A população deve estar atenta, e contribuir para que todos tenham um atendimento de excelência, tendo esta consciência de procurar o local certo para cada necessidade.


ASCOM - Prefeitura Municipal de Brumado

   Compartilhar no Facebook    Compartilhar no Whatsapp